sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pesquisa In Loco: Descobrindo fontes de inspiração!

A imagem acima é uma caricatura do rosto de uma mulher, com os traços nas cores preto e branco, onde apenas o lábio é colorido, na cor vermelha. Na mão esquerda ela segura uma taça de champanhe.  Esta imagem ilustra a capa do livro Etiqueta sem frescura da autora Claudia Matarazzo. 

O livro que escolhi "Etiqueta sem frescura" da autora Claudia Matarazzo, é jornalista brasileira em etiqueta e comportamento. O livro além de impecável é divertido! No fim das contas, etiqueta tem a ver mesmo com civilidade, educação e boa dose de bom senso. O problema é que em muitas vezes precisamos de alguém para nos explicar sobre isso, pois tendemos a ver nossas qualidades, e os defeitos só os outros notam! Através da pesquisa in loco na biblioteca do Instituto Federal, escolhi um "textinho" que fala: SEM MEDO DE USAR COPOS E TALHERES!

Na foto acima à uma exposição de nove talheres, dois pratos e quatro copos. A forma como está exposto é como você vai usar tudo isso na hora de uma ocasião formal ao sentar-se a mesa.

Colocaram a sua frente nove talheres, dois pratos e quatro copos. E agora? O que fazer, se você tem apenas duas mãos e uma boca? Não se assuste, respire fundo, e lembre-se das dicas abaixo.

> Além do prato e do guardanapo, cada lugar na mesa pode ter os seguintes apetrechos: copos para água, vinho tinto, vinho branco e champanhe (em ordem decrescente, da esquerda para a direita, um pouco acima do prato, à direita) e pratinho de pão, um pouco acima do prato principal, à esquerda.
> Pequenas mantegueiras podem ser espalhadas pela mesa, cada um com sua própria faca, para acompanhar o pão. Calro, é muito mais elegante e confotável quando cada pratinho de pão já vem acompanhado de sua própria faca. Dá mais trabalho, mas se você quisesse um jantar prático, iria a um fast-food ou encomendaia uma pizza, não é?
> Há um talher para cada tipo de prato. Se você é convidado, relaxe. É só usar um talher para cada prato que for servido, sempre de fora para dentro, porque eles já devem ter sidos colocados na sequência certa.
> Se você é a anfitrião e tem todos os talheres em casa, é sinal de que você já sabe usá-los. Uma dica para evitar que a empregada erra na arrumação e deixe seus convidados perdidos: deixe uma esquema desenahdo na porta da geladeira para que ela possa se guiar sem engano.
> Talheres de sobremesa: eles são menores e ficam acima do prato principal. A faca, com lâmina junto ao prato e o cabo da lado direito, e o garfo, colocado na posição contrária, com o cabo para a esquerda, por um motivo muito simples: já ficam à mão para o convidado usar.
> Se você encontrar talheres virados para baixo, não se assute. Esse é um bom costune que surgiu na Europa, nos países onde havia realeza. Os símbolos da família real eram gravados nas costas dos cabos, e els ficavem virados para baixo para que todos pudessem ver. Não corrija a posição dos talheres quando isso acontecer. Se a sua anfitrião os colocuou assim, é porque faz muita questão desse detalhe.
> Aspargos, escargots, lagostas na casca e caviar costumam ter talheres especiais. Se você não sabe manipulá-los, a receita é antiga e muito funcional: imite quem sabe. Em último caso, não tenha a menor vergonha de dizer que não sabe usá-los. É melhor do que se atrapalhar, suando frio. Você sempre vai encontrar alguém disposto a te ensinar.

Aprenda e arrase da próxima vez!


Fonte Bibliográfica:
MATARAZZO, Claudia. etiqueta sem frescura. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2005.

Dicas Stylist/Woman's Chic por Grazi Angeloni - www.graziiangeloni.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário